quinta-feira, 31 de julho de 2008

Uso inteligente de garrafas PET ganha novos adeptos

Já comentei neste Blog, no final de abril, de uma iniciativa muito valiosa da rede de varejo Wal-Mart de vender cobertores feitos com fibra das garrafas PET (de plástico), o que, além de garantir cobertas a preços mais acessíveis, reduz a quantidade dessas garrafas depositadas no meio ambiente, onde elas levarão milhares de anos antes da decomposição, poluindo rios e florestas.
Nesta semana, mais uma iniciativa mostra o uso inteligente das fibras do plástico dessas mesmas garrafas. A comunidade do Morro Santana, Região Leste de Porto Alegre (RS), passou a produzir edredons com a fibra do PET, como resultado de uma parceria entre Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local (SMGL), Comitê de entidades no combate a fome e pela vida (COEP/RS), Banco Regional do Extremo Sul (BRDE), Banco do Vestuário da Fiergs, Transportadora Giulian e Maxitex Indústria Têxtil Ltda.
Além de evitar que essas garrafas sejam despejadas no meio ambiente, o projeto garante trabalho e renda aos moradores da região, que já se animam a iniciar a produção de outros itens, como almofadas, travesseiros e bolsas.
A técnica começa com a lavagem das garrafas e, após serem processadas, as fibras são extraídas. Segundo os organizadores, o resultado final é um edredom com uma maciez e poder de aquecimento tão grande quanto a lã natural
Garrafas que mal descartadas poderiam entupir bueiros ou poluir os riachos da cidade geram hoje oportunidade de trabalho para pessoas de baixa renda e produtos a preços mais acessíveis. Não é uma boa idéia?
(A foto acima é de Cristine Rochol, no site da Prefeitura Municipal de Porto Alegre)

Um comentário:

Unknown disse...

Garrafas PET, que já foram sinônimo de lixo ambiental, têm hoje uma enorme gama de opções de uso reciclado. Porém, a maior parte delas pouco divulgadas e, principalmente, pouco praticadas. Garrafas PET recicladas podem compor o asfalto, podem estar nos tijolos e nos pisos de construções, podem se transformar em móveis, diversos objetos, camisetas e até um banco já lançou cartão de crédito com plástico reciclado de garrafas PET.
Estima-se que apenas 50% das PETs são recicladas.
Quem sabe, num futuro próximo, veremos pessoas coletando garrafas PET como vemos catadores de latinhas de alumínio.
Boa noite.
Parabéns pelo blog e pelos temas publicados.
Walmir Luis