domingo, 13 de julho de 2008

Sistema gratuito do Inpe monitora desastres naturais

Uma ferramenta de geoprocessamento desenvolvida pelos pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) permite armazenar e processar dados ambientais para monitoramento e alerta de desastres naturais, algo que pode ser bastante útil em tempos de aquecimento global e descontrole da natureza.
O Sistema de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Sismaden) foi apresentado na última sexta-feira pelo Inpe à imprensa e integra dados hidrometeorológicos e informações adicionais para a execução das análises e definição de alertas, de acordo com o risco de ocorrência de desastres naturais provocados por extremos climáticos.
O ponto mais interessante, segundo informações divulgadas pela Agência Fapesp, é que o software é gratuito e pode ser baixado pela internet por qualquer pessoa que queira monitorar a meteorologia e o meio ambiente em sua região.
O Sismaden, segundo a Agência Fapesp, consegue gerar modelos matemáticos para a criação de mapas de risco das áreas observadas. A união de informações climáticas, como dados sobre chuvas, temperatura e vento, com os mapas fornecidos pelo sistema permitem acompanhar em tempo real os riscos de desastres naturais, como enchentes, deslizamentos de terra, raios, tornados, furacões e tremores de terra.

Nenhum comentário: