terça-feira, 29 de julho de 2008

Basf amplia programa de capacitação de jovens

A empresa química Basf mantém um programa de capacitação de jovens carentes há 25 anos, mas agora decidiu ampliar seu escopo e também permitir a profissionalização de um número ainda maior de adolescentes.
Segundo a companhia, o programa já beneficiou cerca de 750 adolescentes desde seu início, o que faz dele "uma das mais importantes iniciativas sociais da Basf". A cada ano o projeto "Crescer" atende cerca de 120 jovens de baixa renda nos municípios de São Bernardo do Campo e Guaratinguetá, ambos em São Paulo.
Em um comunicado à imprensa, a companhia de origem alemã afirma que em 2008 o Crescer entra em uma nova fase "para que os beneficiários tenham mais chances de desenvolvimento na vida, não apenas profissionalmente".
O programa ganhou duas novas vertentes: a da cultura do empreendedorismo e a academia de ciência. Dessa forma, o número de jovens atendidos será ampliado em cerca de 23% e os investimentos poderão ser aplicados também em outros projetos. A Basf estima que o investimento este ano será de R$350 mil.
A nova fase do projeto Crescer teve início no mês de junho em São Bernardo do Campo e conta com a participação de 120 estudantes. Para fazer frente aos desafios de formação educacional de adolescentes, o curso abre oportunidades para o desenvolvimento profissional e de novos negócios, como forma de estimular o empreendedorismo.
Com a parceria do SEBRAE, SENAI, Ong Tesourinha, RealMicrocrédito e Grupo ABC, o intuito é mostrar aos alunos da faixa etária entre 17 e 21 anos como lidar com múltiplos problemas e oferecer opções de vida futura que lhe permitam descobrir seu potencial para o trabalho.
A companhia explica que ao longo do ano os jovens irão passar por cursos profissionalizantes dentro das áreas em que a Basf atua, como pintura e repintura automotiva, confecção em couro e tecido. Eles também contarão com um espaço criado para auxiliá-los nos primeiros seis meses de andamento do seu novo negócio.
No que se refere ao estímulo à ciência, a Basf fechou uma parceria com o Instituto Fernand Braudel para complementar os estudos de alunos do ensino médio. O programa terá início em 2009 e atenderá 90 jovens das escolas públicas parceiras de Guaratinguetá. O investimento anual estimado para este projeto é de aproximadamente R$170 mil.
Você conhece iniciativas semelhantes? Conte para a gente.

Nenhum comentário: