domingo, 20 de julho de 2008

Governo promete centros de inclusão digital para a área rural

O Ministério da Ciência e Tecnologia prometeu implantar 500 centros de inclusão digital em áreas rurais do Brasil a partir de outubro deste ano.
O investimento está estimado em 25 milhões de reais. Segundo o governo, as Regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste serão as primeiras a receber os centros, por serem as mais carentes.
Cada um deles terá 12 computadores conectados à internet e capacidade para receber 300 a 400 pessoas por mês, segundo informações da Agência Brasil.
Até o final de agosto, o ministério vai lançar um edital para a contratação dos 500 centros. Os recursos pagos às empresas vencedoras serão repassados por meio da Financiadora de Estudos e Pesquisas (Finep) do Ministério da Ciência e Tecnologia. O primeiro convênio de instalação das unidades de inclusão digital no campo será feito para o prazo de um ano.
Além de permitir que a população das áreas rurais não fique mais tão isolada da sociedade, graças à Internet, o projeto do ministério também espera facilitar a permanência dos jovens no campo, já que muitos deles não enxergam hoje na área rural atrativos para impedir a sua ida às grandes cidades.
O acesso aos recursos de informática pode abrir novas perspectivas para esses jovens hoje alijados da informação e de oportunidades profissionais. Vamos acompanhar para saber se o projeto sai mesmo do papel.

Nenhum comentário: