quinta-feira, 3 de julho de 2008

Todos em prol do aquecimento global e da conservação de energia

Um relatório da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) divulgado nesta semana mostrou que as mudanças climáticas por conta do aquecimento global serão mais graves do que se imaginava. O que se espera agora para os Estados Unidos, por exemplo, é maior períodos de seca, mesclados com tempestades violentas, calor intenso e fortes furacões.
O alerta é da organização We Can Solve It (Nós Podemos Resolver Isso), que conclama a todos para se juntarem ao debate sobre o aquecimento global e à cobrança por soluções, já que elas dependem de todos nós.
A gigante de informática IBM, por exemplo, afirma que está fazendo a sua parte. Como parte de iniciativas para o uso eficiente da energia, a companhia criou recentemente os "data centers modulares" -- ambientes que abrigam os servidores da rede de uma companhia.
A empresa afirma que os centros modulares que podem ser implementados em empresas de todos os portes, desde as pequenas organizações até as corporações globais, com uma estimativa de redução no consumo de energia que pode chegar a 50%.
Segundo a IBM, em comunicado à imprensa, os data centers modulares são versões em miniatura das instalações de grande porte que assimilam o poderio e a eficiência no uso de energia de instalações que atendem a clientes do mundo inteiro.
De acordo com ela, as empresas estão dobrando seus requisitos computacionais e de dados a cada 9 a 24 meses, diante do crescimento do volume de dados dentro de cada corporação. Ambientes como esse exigem refrigeração intensa e, por isso, consomem grande quantidade de energia. Por isso, a hora de começar a se preocupar é agora.

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho que já passou a hora de começarmos a nos preocupar, não é?

As pessoas só conservam energia depois que acontecem os apagões da vida.

Não duvido nada que, apenas após alguma grande catástrofe, as pessoas vão se mexer para consertar o que está destruído.

Tem que começar a agir. Não falar apenas.

Um beijo