domingo, 6 de julho de 2008

Jardim Botânico ganha Museu do Meio Ambiente

Um local privilegiado como o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que acaba de completar 200 anos da sua inauguração por Dom João VI, ganhou um Museu para se aprender e refletir sobre o Meio Ambiente.
Com apoio da Petrobras e do BNDES, o Museu do Meio Ambiente pretende ter uma exposição permanente sobre o meio ambiente no Brasil e no mundo, onde se possa apresentar desde o planeta Terra e seu povoamento até a questão urbana e o aquecimento global.
O Museu também pretende englobar os sete ecossistemas brasileiros: Mata Atlântica, Amazônia, Caatinga, Pantanal, Litoral, Pampa e Cerrado, segundo as infromações divulgadas à imprensa.
No calendário do Museu estão previstas, para outubro e novembro, a exposição Revolução Genômica, atualmente no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e a exposição sobre o físico alemão Albert Einstein, em março de 2009.
Desde a última sexta-feira(04/07), para abrir os trabalhos no novo espaço cultural, foi inaugurada a exposição O gabinete de curiosidades de Domenico Vandelli, um naturalista italiano que criou o Jardim Botânico e o Museu de História Natural de Coimbra, e influenciou Dom João VI a montar um Jardim de Aclimação de espécies orientais no Rio de Janeiro, além da criação do Banco do Brasil.
O tema da preservação ambiental, no entanto, não é novo para o Jardim Botânico. Ele já dispõe de um Núcleo de Educação Ambiental (NEA) desde julho de 1992, que desenvolve o Programa de Educação Ambiental. De acordo com o instituto, a idéia é promover uma mudança de comportamento e atitudes frente às questões ambientais, visando a conservação dos seus recursos e a melhoria da qualidade de vida.
(A foto acima é do belo orquidário do Jardim Botânico e está no site do parque)

Nenhum comentário: