terça-feira, 15 de julho de 2008

IBM estimula voluntariado e cidadania entre os funcionários

Um grupo de 110 funcionários da IBM em todo o mundo, entre os quais três brasileiros, foram selecionados entre os mais de 5 mil inscritos para participar de um programa da área de cidadania corporativa global da companhia.
O processo de seleção, um dos mais disputados dentro da gigante de informática, chama a atenção por envolver justamente o trabalho voluntário e de interação com outras culturas.
Os selecionados embarcam a partir deste mês para seis países: Romênia, Turquia, Vietnã, Filipinas, Gana e Tanzânia, onde irão trabalhar em projetos que integram desenvolvimento econômico e tecnologia da informação.
“Temos uma idéia de que vamos ensinar muito mais do que aprender, mas creio que essa visão é muitas vezes distorcida porque o objetivo é dividir experiências e estar aberto para aprender”, conta Rafael Cunha, o primeiro dos brasileiros a embarcar, nesta quarta-feira (16/07), para as Filipinas, em comunicado distribuído à imprensa.
Os 110 voluntários estarão envolvidos em projetos bastante concretos ao longo deste ano, segundo a empresa. Acompanhe alguns deles, divulgados pela IBM:
-Timisoara e Sibiu, na Romênia: identificar pequenas e médias empresas com alto potencial de crescimento que necessitem de treinamento comercial para poder entrar em redes de negócios regionais e globais.
-Izmir, na região do mar Egeu da Turquia Oriental: auxiliar as câmaras de comércio e prefeituras locais a promover um desenvolvimento econômico e social democrático.
-Kumasi, Gana: otimizar os processos comerciais e oferecer treinamento para uma rede de pequenas e médias empresas que tentam ampliar seu perfil de negócios.
-Arush, Tanzânia: dar assistência a uma organização global de microfinanças para que ela possa aos empresários que buscam seus microcréditos e serviços de treinamento comercial.
-Cagayan de Oro e cidade de Davao, nas Filipinas: criar sistemas de informação gerencial para o acompanhamento do progresso obtido pelos beneficiários de empréstimos e subvenções do Programa Filipino de Assistência ao Desenvolvimento.
-Cidade de Danang, no Vietnã: apoiar o rápido desenvolvimento de pequenas e médias empresas filiadas à Câmara de Comércio de Danang, através da criação de programas de treinamento em gerenciamento de tecnologia de informação.

Nenhum comentário: