quinta-feira, 17 de julho de 2008

Pesquisa aponta as 10 melhores e piores em responsabilidade social

As empresas precisam ficar atentas. Cada vez mais, elas são alvos de classificações que vão além de seu desempenho financeiro e mercadológico, mas avaliam suas preocupações com a sociedade em que estão inseridas e com o meio ambiente em que vivem.
Ontem (16/07), foi a vez do instituto de pesquisa Market Analysis apontar as 10 melhores e piores companhias que atuam no Brasil sob o ponto de vista da responsabilidade social.
Entre as mais bem avaliadas estão Petrobrás (19,8%), Coca-Cola (4,8%) e Vale do Rio Doce (3,8%), em uma relação onde constam também Bradesco, Votorantim, Natura, Fiat, Sadia e Azaléia.
Entre as empresas avaliadas como piores pela pesquisa anual, batizada de Monitor de Responsabilidade Social, Parmalat lidera com 10,6%, seguida pela Souza Cruz (5,8%) e Telemar/Oi (5,3%), na lista que ainda tem McDonald's, Telefônica, Petrobrás, Vale do Rio Doce e AE Cedae.
A classificação toma como base a opinião dos próprios consumidores. A pesquisa ouviu 805 adultos (18-69 anos), nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia e Brasília. As entrevistas foram realizadas em novembro e dezembro de 2007, no domicílio do entrevistado. A margem de erro é de aproximadamente 3,4%.

P.S.: Por falar em responsabilidade ou a falta dela, hoje faz um ano em que vivemos a maior tragédia aérea do país, com o vôo JJ3054. Deixo aqui o meu carinho e os meus sentimentos a todos os que perderam algum ente querido neste acidente.

Nenhum comentário: