quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Cooperativa leva inclusão digital à periferia de Fortaleza

Falamos recentemente neste Blog do projeto Cinturão Digital, que pretende cobrir o Estado do Ceará com uma rede de banda larga disponível à população.
Antes disso, entretanto, soubemos hoje de um importante projeto de inclusão digital para um bairro de periferia da capital daquele estado, Fortaleza.
Como noticiado hoje pela Agência Brasil, 120 jovens formados pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) resolveram, depois de formados, levar o acesso à tecnologia da informação às suas regiões.
Assim nasceu a cooperativa Pirambu Digital, no Bairro Pirambu, que fica na periferia de Fortaleza. A localidade, de acordo com a Agência Brasil, tem 350 mil habitantes e é conhecida pelos altos índices de violência e baixo desenvolvimento social.
O caso da Pirambu Digital foi apresentado hoje durante a 7ª Oficina para Inclusão Digital, que se realiza em Belém até amanhã.
A iniciativa oferece cursos de desenvolvimento de software, criação de sites, manutenção de computadores, criação de projetos de redes e implantação de projetos de inclusão digital, além de cursos de informática básica e inglês.
Uma das iniciativas da Pirambu Digital é o chamado condomínio virtual, para acesso à Internet e treinamento. Os condomínios são formados por grupos de quatro a dez moradores e um deles é escolhido como o “síndico”, pessoa responsável pela antena receptora do sinal da Internet que compartilha a conexão com os vizinhos.
Segundo a Agência Brasil, os computadores utilizados pelo condomínio são doados por pessoas e empresas e passam por uma reciclagem na cooperativa. Depois, são repassados aos moradores por R$ 10 mensais, durante dez meses. Depois desse período, a máquina passa a ser do próprio morador. O acesso à internet custa R$ 5 por mês.
A cooperativa também oferece uma lan house para os jovens da comunidade. Mas, para poder jogar, eles têm que ficar pelo menos uma hora na biblioteca comunitária, e fazer resumos das leituras.
O projeto Pirambu Digital está concorrendo para representar o Brasil no intercâmbio de experiências de Inclusão Digital entre a África do Sul e a Índia (Ibas), que será realizado em 2009.

Nenhum comentário: