quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Portugal Telecom quer estimular no Brasil a aposta em educação

O grupo Portugal Telecom trouxe ao Brasil o exemplo de um projeto voltado à inclusão digital e educação. A idéia, seguno o presidente-executivo Zeinal Bava, "é inspirar outras iniciativas semelhantes", como disse ele em palestra na Futurecom 2008, evento de telecomunicações que acontece esta semana em São Paulo.
A companhia portuguesa, dona de 50% da brasileira Vivo, é uma das patrocinadoras do projeo "e-escolas" em seu país, além de outras iniciativas na área de educação e formação de professores.
Os projetos vão ampliar o número de laptops nas escolas e também as velocidades de conexão do acesso à Internet.
O projeto e-escolas, por exemplo, já beneficiou mais de 500 mil alunos de escolas públicas em Portugal, dos quais mais de 300 mil foram doados pela companhia de telecomunicações.
Segundo Zeinal Bava, este ano Portugal já está em linha com os índices médios de internautas da União Européia, "mas até 2011 queremos estar à frente em termos de conectividade no bloco", afirmou o executivo.
Outro projeto apoiado pelo grupo é o Computador Magalhães, iniciativa que desenvolveu um computador de baixo preço especialmente para crianças de 8 a 10 anos. De acordo com Bava, a Portugal Telecom apóia o projeto Magalhães em vários países e, por isso, ele aproveitou sua vinda ao Brasil para incluir duas escolas locais no programa.
Uma instituição de ensino de São Paulo recebeu 20 unidades do equipamento, enquanto uma escola baiana recebeu outras 15.
Segundo Bava, uma pesquisa feita entre os alunos mostrou que houve um incremento de 20% no aproveitamento daqueles que eram os piores alunos em um ano do uso da tecnologia.
Além de garantir velocidades bastante altas -- de até 64 Mbps -- os projetos portugueses desenvolvem também conteúdo educativo online.
Sabemos que o Brasil tem iniciativas importantes em inclusão digital, mas dar o exemplo nunca é demais.

Nenhum comentário: