sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Software móvel ajuda a monitorar a dengue no Amazonas

A Nokia, maior fabricante mundial de celulares, decidiu atuar também na área de softwares e um deles vai ajudar a mapear a dengue na região amazônica.
O sistema Nokia Data Gathering ajuda a coletar dados de pesquisas de campo através do celular e a transmiti-los em tempo real para outro celular ou computador, substituindo formulários em papel e agilizando o recebimento dos dados.
A Fundação de Vigilância em Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas (Susam), vai ser a primeira a utilizar o sistema este ano para pesquisar a dengue na região metropolitana de Manaus (AM).
A partir deste mês de outubro, 50 especialistas sairão às ruas da cidade munidos de aparelhos emprestados pela fabricante para registrar dados sobre sintomas da dengue e comportamentos preventivos.
Como explicou a Nokia em material distribuído à imprensa, o software foi desenvolvido no Brasil e não terá custo para órgãos do setor público e organizações não-governamentais (ONGs).
Com o sistema, os pesquisadores podem preencher o questionário no visor do celular e remeter as informações a um servidor central, que centraliza as informações.
O Nokia Data Gathering também utiliza um sistema de localização geográfica, o geotag, que permite identificar em um mapa os pontos exatos em que a coleta foi realizada.
A Nokia, que tem uma fábrica de celulares em Manaus há 10 anos, acredita que o telefone móvel pode facilitar a realização de pesquisas em regiões isoladas do país.
Se o aparelho estiver em uma região sem conexão à Internet no momento, os dados coletados podem ser armazenados em um cartão de memória e transmitidos assim que houver sinal ou via cabo USB.
Em 2009, a Susam pretende expandir o uso do software para 600 agentes de saúde como forma de prevenir e combater não só a dengue, mas também a malária e a febre amarela.

Nenhum comentário: