quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Brasil avança na pesquisa de células-tronco

O Brasil deu um importante passo na busca pela autonomia na pesquisa com células-tronco. Um grupo de cientistas, liderados por Lygia Veiga Pereira, da Universidade de São Paulo (USP), estabeleceu a primeira linhagem de células-tronco embrionárias adultas, resultado que vai ser apresentado para a comunidade científica nesta quinta (02/10), em um simpósio sobre terapia celular no Paraná.
As linhagens de células-tronco têm como principal característica a pluripotência, ou seja, quando implantadas novamente possuem capacidade de retomar o desenvolvimento normal e colonizarem diferentes tecidos, como explicou o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que apoiou as pesquisas.
"Estamos trabalhando no projeto desde 2006. Descongelamos em torno de 250 embriões. Destes, 50 chegaram até o estágio de blastocistos e foram utilizados nos experimentos. Destes, conseguimos uma linhagem, a BR-1", conta a pesquisadora Lygia Pereira, no material divulgado à imprensa.
Depois de estabelecida esta primeira linhagem, os pesquisadores poderão multiplicá-la indefinidamente e suprirem a necessidade de pesquisa em vários grupos de pesquisa brasileiros.
As células podem ser usadas na substituição de tecido degenerativo em doenças como Mal de Parkinson, por exemplo.

Nenhum comentário: