domingo, 9 de novembro de 2008

"Lap Tup-niquim": opção brasileira para modernizar a educação

Enquanto o governo brasileiro parece não ter chegado a uma conclusão sobre o projeto dos laptops educacionais, modelo idealizado pelo pesquisador grego-americano Nicholas Negroponte, do MIT, uma alternativa bastante interessante já foi patenteada por pesquisadores brasileiros e está em uso em algumas salas de aula da cidade Serrana, na região de Ribeirão Preto (SP).
É o "lap tup-niquim", que adapta a carteira do estudante para que ela receba uma tela de vidro sensível ao toque, sobre a qual o aluno possa escrever com uma lapiseira. Ela se transforma na tela de um computador e permite o uso compartilhado por mais de um aluno, com acesso à Internet.
Victor Mammana, um dos idealizadores do projeto dentro do Centro de Pesquisas Renato Archer (Cenpra), explica que o modelo idealizado por Negroponte, de um notebook com tela de sete ou nove polegadas, tem os teclados muito próximos uns dos outros, dificultando o uso.
O modelo de notebook educacional, cuja única licitação até agora no Brasil foi cancelada porque o menor preço ficou muito acima do que o governo gostaria de pagar, ainda tem um agravante: a questão da segurança dos equipamentos quando os alunos fossem levá-los para casa.
No caso do lap tup-niquim, o equipamento é montado em cima da carteira já existente na escola pública. Softwares especiais garantem que aquilo que aluno escreva com a lapiseira comum possa ser identificado pelo computador, evitando o uso de mouses que podem trazer lesões aos pulsos das crianças.
Escolas públicas da quinta série em Serrana já receberam algo como 250 carteiras digitais. Outras cidades do interior paulista já se interessaram, mas os pesquisadores salientam que o importante é disseminar o uso e mostrar a sua viabilidade.
Produzidas em grande escala, garantem, as carteiras podem ter o custo reduzido e ficarem ainda mais interessantes. Não parece uma boa idéia?
(A foto acima foi extraída da revista da Fapesp)

Um comentário:

Unknown disse...

Olá. Como diz o senador Cristovam Buarque, o Brasil somente dará certo se investir em educação. Tomei conhecimento do projeto citado no "post" e, por incrível que pareça, o custo da adoção e implantação cabe em qualquer orçamento público, isso se os governantes investirem em educação o que está determinado na Constituição.
Essa iniciativa pode ser a solução para a melhoria da qualidade e do nível da educação pública, em oposição a coisas nefastas como essa tal de aprovação ou promoção automática, que existe em alguns estados e só serve para perpetuar o analfabetismo e a alienação.
Muito obrigado.
Walmir Luis.