quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Empresas valorizam cada vez mais Índice de Sustentabilidade da Bovespa

O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), indicador composto pelas ações emitidas por empresas que apresentam alto grau de comprometimento com sustentabilidade e responsabilidade social, está ganhando importância cada vez maior entre as companhias.
As que ingressam no índice ou nele permanecem fazem alarde e comemoram, como vimos nesta semana, em que a Bolsa de Valores anunciou os nomes das companhias que farão parte da lista a partir de 1 de dezembro.
O movimento mostra o quanto ganhou importância para as companhias de capital aberto serem reconhecidas pelo critério do comprometimento social.
A BM&F Bovespa divulgou que a nova carteira passará a incluir os papéis da Celesc, Duratex, Odontoprev, TIM, Oi (Telemar) e Unibanco, enquanto que os da Aracruz, CCR Rodovias, Copel, Iochpe-Maxion, Petrobras e WEG foram excluídos.
Segundo a bolsa, as participantes da nova carteira do ISE foram selecionadas entre as 51 empresas que responderam ao questionário desenvolvido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVCes) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) e enviado às 137 companhias emissoras das 150 ações mais líquidas da Bovespa.
Criado em 2005, o índice foi formulado com base no conceito internacional Triple Botton Line (TBL) que avalia elementos ambientais, sociais e econômico-financeiros. Aos princípios do TBL, foram adicionados outros três indicadores: governança corporativa, características gerais e natureza do produto, explica a Bovespa em seu site.
"Pelo quarto ano consecutivo, a Diagnósticos da América S.A. (Dasa) compõe a carteira de empresas listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa. Única empresa no segmento de saúde inserida no índice, a Dasa está presente na lista desde que o ISE foi instituído, em 2005 ", disse a Dasa em comunicado à imprensa.
"Companhias tradicionalmente presentes, como Petrobras, Aracruz e Copel, ficaram de fora. Isso sugere mudanças importantes no que se refere à inclusão de práticas sustentáveis na gestão corporativa", avaliou o Instituto Ethos, em outra nota.
Veja a lista completa das companhias no site da BM&FBovespa.

Nenhum comentário: