segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Brasscom sugere nova edição de programa que capacita jovens carentes

A Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), propôs que empresas e governo promovam uma nova edição do programa Forsoft, programa de formação de mão-de-obra cuja primeira versão capacitou jovens carentes na área de tecnologia.
O primeiro Forsoft foi feito em parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e capacitou jovens como programadores de computador em nível médio.
O projeto foi realizado em 17 cidades brasileiras, através de aulas à distância, com o apoio de empresas-madrinhas para cada turma, que garantiam o emprego de, no mínimo, 10% dos alunos formados.
No novo Forsoft que a Brasscom propõe, segundo material divulgado à imprensa, a idéia da entidade é manter as aulas à distância, mas alterná-las com aulas presenciais e com o ensino do idioma Inglês voltado para a área de tecnologia. A Brasscom também quer renovar a grade curricular do curso, que teria duração de um semestre.
A idéia é formar 10 mil jovens em 2009 em todo o Brasil. Os Ministérios da Ciência e Tecnologia e do Trabalho e Emprego assinaram acordo em novembro para oficializar o Forsoft. Para custear o projeto, o Ministério do Trabalho usará recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e também da iniciativa privada, através das empresas do setor que se comprometerão com a contratação dos jovens.
Se o Brasil tem carência de mão-de-obra especializada na área de TI e os jovens de todo o país têm dificuldade de conseguir seu primeiro emprego, a iniciativa tem tudo para dar certo, não é?

Nenhum comentário: