terça-feira, 25 de novembro de 2008

Em 3 anos, 29 milhões de toneladas de CO2 evitadas

Em um dia como hoje (25/11), em que a Organização Mundial de Meteorologia (OMM) divulgou que os índices de emissão de dióxido de carbono (CO2) alcançaram os mais elevados patamares em 2007, vale citar iniciativas como a da Dell.
A Dell, empresa norte-americana de computadores que também tem fábrica no Brasil, fez recentemente um balanço dos benefícios proporcionados ao meio ambiente pela sua linha de microcomputadores OptiPlex, lançada em 2005.
Nesses três anos, de acordo com a companhia, 29 milhões de toneladas de dióxido de carbono deixaram de ser enviadas ao meio ambiente. Já os usuários desses equipamentos deixaram de gastar, juntos, algo como 3 bilhões de dólares na conta mensal de energia.
"Toda indústria tem uma função a desempenhar, de induzir a transição para uma economia próspera com baixo teor de carbono. A tecnologia da informação, em particular, faz parte dessa solução", disse Jeff Clarke, vice-presidente do Grupo de Produtos da Dell, no comunicado distribuído à imprensa.
A linha OptiPlex, diz a empresa, é uma das famílias de produtos da Dell que contém um sistema de gestão de energia. Ao otimizar o gasto de energia da máquina para conciliar com os períodos de inatividade, as empresas podem economizar entre US$ 25 e US$ 75 por microcomputador, calcula a Dell.
Em setembro, a Dell anunciou planos de fazer a transição, em um período de 12 meses, de todas as telas novas de seus notebooks para diodo emissor de luz (LED, sigla em inglês) com eficiência em energia. Além de serem isentas de mercúrio e recicláveis, as telas LED permitem economias significativas quando comparadas com a tecnologia de lâmpada florescente com catodo frio.
Ela também pretende que todos os seus microcomputadores e notebooks registrem uma redução de consumo de energia de até 25% até 2010 em relação aos sistemas oferecidos atualmente.
E você, já fez sua parte pelo meio ambiente hoje?
(A imagem acima foi extraída do site da OMM, ou WMO, da sigla em inglês)

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente é muita coisa.

Não sei se a concorrência da DELL já faz algo do tipo, pois deveriam.

A iniciativa da empresa é boa para todos. Para nós, uma esperança para as próximas gerações do planeta. Para a empresa, uma imagem melhor perante a sociedade.

Um beijo.

Gui