quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Feira do Livro tem espaço de inclusão digital para deficientes visuais

A Feira do Livro que acontece anualmente em Porto Alegre (RS) , vai expor, neste ano, duas ações de inclusão digital e social da cidade.
Uma delas será o uso da telemedicina, já citado neste Blog. Em telões, o público acompanhará a realização de uma ultrassonografia obstétrica, no Centro de Saúde Navegantes, cujas imagens serão transmitidas pela Internet, em tempo real, ao Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, para avaliação de médicos especialistas.
Atualmente, o serviço de telemedicina é realizado nos bairros de Restinga, Lomba do Pinheiro e Navegantes. Através de uma unidade móvel, a Procempa, empresa de tecnologia da informação da cidade de Porto Alegre, implanta o atendimento com infra-estrutura da Infovia Procempa, a rede de fibras ópticas da prefeitura.
Nesta 54ª edição da Feira do Livro, a Procempa também montou o Espaço Braile do Centro de Capacitação Digital, um ambiente com computadores e impressora braile, todos equipados com o software Virtual Vision, da Microsoft, que permite aos cegos o acesso a documentos digitalizados e à Internet.
Até o dia 16 deste mês, das 9h às 21h, os deficientes visuais têm acesso aos computadores e podem conhecer um demonstrativo do Virtual Vision. Os usuários poderão experimentar o programa por 30 minutos ao dia em até 30 dias. Além de acessar à Web, as pessoas com deficiência visual podem também imprimir o material desejado no Espaço Braile, segundo a Procempa.
(A foto acima é de Cristine Rochol e foi extraída do site da Prefeitura Municipal de Porto Alegre)

Nenhum comentário: