segunda-feira, 17 de novembro de 2008

UIT cria campanha para proteger crianças na Internet

A União Internacional de Telecomunicações (UIT) lançou na semana passada uma campanha para proteger as crianças, público considerado o mais vulnerável entre os usuários de Internet, de crimes como pedofilia e violência infantil.
A iniciativa, batizada de Child Online Protection (COP), reúne várias empresas e parceiros para criar um ambiente seguro para as crianças que usem a Web em qualquer parte do mundo.
Ninguém contesta os benefícios que a Internet e as telecomunicações de um modo geral trouxeram à vida das pessoas, mas como lembrou Pascal Villeneuve, diretor associado da Unicef, no material distribuído à imprensa, elas também representam "os maiores desafios no atual contexto da proteção infantil", diante das cyberameaças.
A UIT lembra que, há 10 anos, havia 182 milhões de pessoas usando a Internet globalmente. Neste final de 2008, entretanto, o número saltou para mais de 1,5 bilhão de internautas, dos quais 400 milhões possuem conexões de banda larga, o que amplia os riscos de crimes online, especialmente para as crianças, segundo a UIT.
Segundo pesquisas recentes citadas pela UIT, mais de 60% das crianças e adolescentes participam de salas de bate-papo na Internet diariamente. Três em cada quatro crianças conectadas concordariam em compartilhar informações suas e de seus familiares na Internet em troca de bens e serviços.
O dado mais agravante mostra que uma em cada cinco crianças é abordada por um pedófilo ao ano na rede mundial de computadores.
Os principais objetivos do programa COP são, segundo a entidade, identificar riscos e vulnerabilidades às crianças no ciberespaço, conscientizar o público desses riscos, desenvolver e promover ferramentas que minimizem o problema, compartilhar conhecimentos e experiências e estimular parcerias internacionais.
A UIT vai coordenar as ações e pretende organizar o primeiro World Congress on Child Online Protection em 2009, em Genebra.

Um comentário:

Unknown disse...

Mais uma iniciativa correta e oportuna. Infelizmente, ainda temos que nos apegar a proteções como essas citadas para permitir que as crianças usem a "grande rede". Penso, também, que aqueles envolvidos com o assunto poderiam usar a internet, por seus diversos meios - blogs, RSS, wikis etc. - e os demais veículos de comunicação de massa para falar abertamente sobre pedofilia, orientando assim os pais e responsáveis sobre esse mal real que nos rodeia.
Muito obrigado.
Walmir Luis