sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Países africanos querem aprofundar parceria em política social com o Brasil

Seis países do continente africano estarão em Brasília na próxima semana para conhecer exemplos de políticas sociais do Brasil.
O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, informou à Agência Lusa que a idéia é mais que divulgar as iniciativas brasileiras, mas estabelecer parcerias com os países, especialmente os de língua portuguesa.
Os técnicos de Angola, Moçambique, Gana, Namíbia, Quênia e Tanzânia vão participar do Seminário de Proteção e Promoção Social em Países Africanos, que será aberto segunda-feira no Palácio do Itamaraty.
Na quinta e sexta-feira da próxima semana, a missão africana, acompanhada de técnicos do governo brasileiro, também vai visitar programas sociais no Recife, onde poderá conhecer de perto projetos de apoio à agricultura familiar, cisternas, restaurantes populares, centro de referência de assistência social e o Bolsa-Família, programa que hoje atende mais de 11 milhões de famílias.
O ministro lembra que o Brasil e os países africanos têm raízes culturais comuns e que a presença de descendentes de africanos no Brasil é muito forte. Com certeza, os dois lados têm muito a ganhar com o fortalecimento dessa união.
A cooperação entre Brasil e África na área de proteção e promoção social começou em 2005, em uma ação integrada com o governo inglês. Em 2007, lembra o ministério, o Brasil contribuiu para a implantação do programa de transferência de renda de Gana, que hoje beneficia 3,2 mil famílias em situação de extrema pobreza.

Nenhum comentário: