quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Caixa eletrônico ecológico feito no Brasil faz sucesso em outros países

A Itautec, companhia brasileira do grupo Itausa, desenvolveu o primeiro caixa eletrônico "ecológico" do mercado, livre de susbtâncias tóxicas como chumbo, mercúrio e cádmio.
O modelo tem feito sucesso não só por aqui, mas em outros países, para quem a Itautec já exportou o equipamento.
Segundo a companhia, os caixas eletrônicos Cx3, como foram batizados, são comercializados desde o final de 2006. O equipamento foi o ganhador do Prêmio Fiesp Mérito Ambiental 2007 e será apresentado no Congresso da II Mostra Sistema Fiesp de Responsabilidade Socioambiental, que acontece na próxima semana em São Paulo.
Segundo a assessoria de imprensa da fabricante brasileira, a Itautec tem unidades do CX3 entregues em clientes nos Estados Unidos, México, Alemanha, África do Sul e Chile.
A empresa destaca que o caixa eletrônico que obedece às diretrizes ambientais tem custo final apenas 2% superior ao preço do produto tradicional, que utiliza os metais nocivos, graças aos ganhos de escala.
Ela também salienta que, ao final de sua vida útil, de aproximdamamente sete anos, esses equipamentos terão destinação final mais ágil e poderão ser facilmente reciclados.
Só para se ter uma idéia dos danos que esses metais causam ao meio ambiente e à saúde, o chumbo, por exemplo, em contato com a chuva ácida, contamina o solo e os lençóis freáticos superficiais.
Quando ingerida por animais ou pelo homem, essa água contaminada provoca inúmeras doenças que podem atingir o sistema nervoso e vascular, além de causar danos cerebrais irreversíveis. Viu como é possível mudar essa história?
(A foto acima foi extraída do site da Itautec)

Nenhum comentário: