domingo, 10 de agosto de 2008

50 países se unem para elevar teor de vitamina dos alimentos

Um grupo de 50 países, entre América Latina, Ásia e África, desenvolvem pesquisas conjuntas para elevar o teor vitamínico de alguns alimentos que são chave na refeição de regiões pobres.
O projeto, que conta com pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), já conseguiu, por exemplo, elevar o teor de betacaroteno de quatro para 12 microgramas por quilo de mandioca, alimento bastante consumido pela população carente do Brasil e que, com a elevação do teor de betacaroteno, pdoerá se beneficiar de uma nova fonte de vitamina A.
Em entrevista à Agência Brasil, o pesquisador José Luiz Viana de Carvalho, da Embrapa Agroindústria de Alimentos, explicou que, como o ciclo de produção da mandioca é de um ano, as pesquisas para elevar o teor de vitaminas nessa cultura devem ser concluídas em 2013 ou 2014.
Os pesquisadores querem aumentar ainda mais o teor de betacaroteno na raiz, para 15 microgramas por quilo. O projeto de biofortificação, como foi chamado, envolve, no entanto, oito culturas agrícolas no Brasil, e não só a mandioca.
O pesquisador disse à Agência Brasil que os piores índices nutricionais do país foram encontrados no Sergipe e no Maranhão.

Nenhum comentário: