sexta-feira, 13 de junho de 2008

Inclusão digital cresce entre os idosos

A Procempa, empresa de tecnologia da Prefeitura de Porto Alegre (RS), já contabilizou mais de 430 idosos capacitados em seus cursos gratuitos de Informática só neste ano. A procura é grande e, como já comentamos neste mesmo Blog, obrigou a companhia a criar novos horários e um número cada vez maior de vagas. Segundo a Procempa, em todo o ano de 2008 quase 1 mil idosos poderão ter aprendido a lidar com um microcomputador e a navegar na Internet em seus cursos.
Iniciativas como essa não só se enquadram no que chamamos de inclusão digital, mas também fortalecem a inclusão social de pessoas muitas vezes já marginalizadas da sociedade e consideradas "atrasadas".
Na Procempa, os cursos de capacitação digital de idosos estão em funcionamento desde 2006. Cada turma é composta, em média, por 12 alunos com mais de 60 anos. Cada unidade tem um computador por aluno e um instrutor por turma. As aulas ocorrem pela manhã e à tarde, com duas horas de duração e duas vezes por semana.
Os iniciantes sempre entram no módulo 1, que dura de cinco a seis semanas, incluindo conteúdos de introdução à Informática, conhecimentos do sistema operacional, Word e Internet. O segundo módulo aborda também programas como Excel e Power Point, com oito semanas de capacitação.
Depois de aprender a lidar com o PC, os idosos também podem usar microcomputadores da sala online da Procempa para acessar gratuitamente a Internet. Segundo infromações da Procempa à imprensa, neste ano, mais de 15,8 mil pessoas acessaram à Internet na sala online.
Outra iniciativa que merece ser lembrada na área de inclusão digital de idosos é a rede Oldnet, parceria entre a ONG Cidade Escola Aprendiz e a fabricante de chips AMD. A rede estimula o convívio entre jovens e idosos para que os primeiros levem seus conhecimentos e a facilidade de lidar com a tecnologia para aqueles para quem tudo isso é novidade.
(A foto acima é uma divulgação da Procempa)

Nenhum comentário: