terça-feira, 17 de junho de 2008

Gigantes de informática investem em tecnologia solar

As companhias IBM e Intel decidiram apostar no uso de fontes alternativas de energia, como a solar. A IBM, por exemplo, informou ontem (16/6) a criação de uma parceria com a empresa de chips Tokyo Ohka Kogyo (TOK) para desenvolver tecnologias mais eficientes no uso de energia solar. As duas companhias pretendem unir esforços para criar painéis de cristal líquido (LCD) com módulos que sejam capazes de converter raios solares em eletricidade.
Já a Intel, maior fabricante mundial de chips de computador, anunciou que criará uma companhia para desenvolver tecnologia solar a partir dos ativos que hoje já pertencem à companhia americana.
A empresa SpectraWatt Inc. nasce com um aporte de 50 milhões de dólares custeado não só pela Intel, mas por investidores como Cogentrix Energy LLC, do Goldman Sachs Group, PCG Clean Energy and Technology Fund e Solon AG.
A nova companhia vai fabricar células fotoelétricas a partir de 2009 e vendê-las para os fabricantes de módulos.
O uso dos raios solares permite gerar energia sem a emissão de carbono ou petróleo no ar atmosférico e sem lançar mão de energia nuclear. Não é uma boa idéia?

Nenhum comentário: