domingo, 8 de junho de 2008

Juntos, os computadores de todo o mundo podem curar doenças

A capacidade ociosa de computadores de todo o mundo pode salvar vidas! O projeto faz parte da iniciativa World Community Grid (WCG), que forma uma rede mundial a partir de toda a capacidade computacional ociosa no planeta para que ela seja usada em pesquisas e acelere a descoberta de cura para doenças.
O projeto mais recente envolve a gigante de informática IBM Corp., a University of Texas Medical Branch, a University of Chicago e a Lanier Middle School, que desde agosto de 2007 atuam em um programa de pesquisa para ajudar a impedir a disseminação e a descobrir métodos eficazes de tratamento e cura da dengue, hepatite C e febre amarela.
O WCG é um supercomputador virtual formado pela união do poder computacional de centenas de milhares de computadores de indivíduos espalhados por todo o mundo. Quando não está sendo utilizada por seus usuários, a capacidade desses computadores é “doada” a uma rede que reúne a potência do tempo ocioso dessas milhares de máquinas, formando um poder computacional sem precedente.
Neste projeto, o WCG está sendo utilizado para fazer cálculos e descobrir medicamentos que impedirão a replicação dos vírus que causam a dengue e outras doenças relacionadas como a hepatite C e a febre amarela. Hoje, já são mais de 380 mil membros inscritos no WCG em todo o mundo, conectando aproximadamente 1 milhão de computadores nesse grande esforço de pesquisa, segundo informações divulgadas à imprensa.
Apenas nos cinco primeiros meses, o projeto para levantar medicamentos para a dengue reuniu uma capacidade de processamento que levaria 3.626 anos para ser atingida sem o WCG, de acordo com o comunicado.
Mas esta não é a única utilidade de projetos como esse. A IBM e pesquisadores da Universidade de Washington também lançaram um programa para desenvolver variedades mais fortes de arroz, capazes de produzir safras maiores e mais nutritivas. Usando o poder de processamento do World Community Grid, esse projeto poderá completar, em menos de 2 anos, pesquisas que levariam mais de 200 anos para serem realizadas.
E todos podem participar: se tiver interesse, baixe o software do WCG e doe o tempo livre de seu computador para causas como essa. É grátis e seguro.
(A foto acima foi extraída do site do WCG).

Um comentário:

Unknown disse...

Fico pensando sobre quantas pessoas teriam vontade de se juntar à rede, mas, por medo de uma invasão, de um ataque, do roubo de dados pessoais, medo de sua máquina se transformar num zumbi nas mãos de malfeitores deixam de participar de coisas boas e úteis como essa iniciativa. Que pena ! Até formar um grupo de colegas para dividir carona e diminuir o número de carros nas ruas é difícil. O bom é que hoje falamos abertamente sobre isso, discutimos o assunto e vemos cada vez mais pessoas se mobilizando - até em blogs ! Isso é a esperança de que ainda podemos acreditar que as coisas mudarão.
Parabéns pelo tema e pelo blog.
Walmir