terça-feira, 24 de junho de 2008

Panorama da diversidade ainda é triste no Brasil

A afirmação é do presidente do Instituto Ethos, Ricardo Young, em encontro sobre Responsabilidade Social nas Empresas e os Direitos Humanos hoje (24/6): essa é uma agenda "que não avança no Brasil".
Segundo ele, em seu discurso de abertura do evento, "o panorama no Brasil ainda é muito triste e não temos nada do que nos orgulhar".
Young citou dados da 4a. Pesquisa Ethos/Ibope que mostram que "a diversidade nas empresas praticamente não mudou nos últimos oito anos".
Houve, segundo ele,, "pequena mudança na inclusão de mulheres" em cargos de chefia, mas elas ainda são minoria. Segundo a pesquisa, as mulheres hoje ocupam 37% dos cargos superiores, 11% dos cargos executivos e 24% dos gerenciais nas companhias.
Os negros, na avaliação de Young, "continuam subrepresentados", já que, apesar de representarem 50% da população, são ainda 25% do quadro funcional.
Quando se trata dos deficientes, "a situação é ainda mais triste", de acordo com o presidente do Ethos. O estudo mostra que portadores de deficiência são apenas 1,9% do quadro funcional. Por isso, ele conclui: "não há inclusão de deficientes no ambiente de trabalho".
Young afirmou que, apesar do discurso das empresas em adotar padrões de diversidade, "o departamento de RH acaba reproduzindo o padrão do homem branco, saudável, acima de 25 anos, como o prioritário no recrutamento".
Quando iremos mudar esse cenário?

Nenhum comentário: