A organização ambientalista tem critérios para pontuar cada fabricante de computadores, celulares, TVs e consoles de videogame de acordo com sua preocupação com a deposição de lixo eletrônico na atmosfera, a emissão de gases tóxicos e a reciclagem de produtos.

No ranking 2008 do Greener Electronics Guide, a Sony Ericsson foi a que recebeu a melhor nota entre os 18 fabricantes avaliados, empatada com a própria Sony, empresa japonesa de eletrônicos que é sócia de metade da Sony Ericsson. Ambas tiveram nota 5,1 na avaliação do Greenpeace.
Na lanterna da classificação, no entanto, figuraram Microsoft e Nintendo, com notas de, respectivamente, 2,15 e 0,8. Esta foi a primeira vez que a pesquisa inclui TVs e consoles de videogame na avaliação, segundo o Greenpeace. Segundo o órgão, a Nintendo "falhou em demonstrar qualquer preocupação ambiental" durante os testes realizados.
Na versão anterior do estudo, a Nokia havia superado a Sony Ericsson e a Sony, enquanto a lanterna da lista ficou com a Panasonic.
A classificação do Greenpeace vai de 0 a 10, mas o que chama a atenção na versão divulgada neste dia 25/06 foi que a melhor companhia ficou com nota de apenas 5,1.
(A foto acima, que demonstra acúmulo de lixo eletrônico, foi extraída do site do Greenpeace).