segunda-feira, 21 de abril de 2008

Empresários se unem em prol da educação


Executivos reunidos no 7o. Fórum Empresarial, no último final de semana em Comandatuba (BA), fecharam uma importante pauta de projetos educacionais. Em um primeiro momento, o grupo Empresários para o Desenvolvimento Humano (EDH) conseguiu a arrecadação de 4,6 milhões de reais em 10 minutos, por parte de 320 empresários presentes. (A imagem ao lado é do site do EDH).
Mas o compromisso não se ateve às doações em dinheiro. O evento estimulou iniciativas de grandes grupos na área. A operadora de celular Claro, por exemplo, anunciou no Fórum a criação do Instituto Claro, totalmente voltado a ações em prol da educação, para o qual busca parceiros nas esferas pública e privada.
O presidente do LIDE EDH - Empresários para o Desenvolvimento Humano, Osmar Zogbi, e a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, também apresentaram os resultados das atividades desenvolvidas em conjunto em prol da educação pública em 2007, segundo informações da assessoria de imprensa do evento. Juntas, as duas entidades buscam alfabetizar e corrigir a defasagem escolar de crianças das regiões carentes.
Até o ano passado, foram beneficiados 5.155.774 alunos por meio de programas e ações implementados pelo instituto nos Estados da Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Tocantins, Pará e Goiás. Nestas localidadades, a redução no nível de reprovação de estudantes atingiu uma média de 70% no Ensino Fundamental de 1ª. a 4ª. séries.
Segundo dados do Banco Mundial, o PIB deixa de crescer 0,5% ao ano pela falta de conclusão dos estudos pelos alunos. A renda do Brasil dobraria se passássemos a ter os mesmos 13 anos de escolaridade que tem hoje os Estados Unidos, por exemplo.
“Investir em educação é mais inteligente e eficiente para todos. Deve ser uma prioridade porque envolve pouco dinheiro e traz mudanças fantásticas para o País de uma maneira geral”, complementou Viviane Senna, segundo as informações divulgadas à imprensa.

Nenhum comentário: