quinta-feira, 3 de abril de 2008

Consumidor brasileiro fica entre a expectativa e a descrença

O consumidor tem interesse em conhecer o que as empresas fazem em termos de responsabilidade social, mas estão descrentes com seu poder de pressão como clientes para exigir que elas façam mais.
Esta foi uma das conclusões do estudo "Responsabilidade Social nas Empresas - Percepção do Consumidor Brasileiro", realizado em conjunto pelos institutos Akatu e Ethos.
"Há uma dissonância entre as expectativas do consumidor e o que as empresas, na percepção do consumidor, estão fazendo", afirmou o presidente do Instituto Akatu, Helio Mattar, na divulgação da pesquisa.
De acordo com o estudo, a expectativa dos consumidores é alta em relação ao que as empresas poderiam fazer, o que gera decepção com a prática.
Na pesquisa, 77% dos entrevistados alegaram ter muito interesse em saber como as empresas tentam ser socialmente responsáveis.
Ainda que não seja muito ativo, o brasileiro sabe que tem poder de influenciar as empresas, já que 75% dos ouvidos concordam que, como consumidor, podem interferir na maneira como uma empresa se torna responsável.
Segundo os institutos, nos países desenvolvidos o consumidor é mais ativo em punir as empresas indiferentes à responsabilidade social ou em premiar as responsáveis socialmente, mas, infelizmente, no Brasil os números do engajamento são menores que a média mundial.
Enquanto nos países desenvolvidos a média é de 35% entre os consumidores que punem ou premiam empresas conforme a responsabilidade social, no Brasil o índice oscila entre 12% e 13%.
De quem é a culpa? Das empresas, que não levam a sério suas ações de responsabilidade social ou não as divulgam adequadamente, ou do consumidor, que não usa efetivamente seu poder, que não se engaja para pressionar o mundo corporativo?
O que você acha?

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