sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Tecnologia ajuda a mapear o risco da dengue em Santo André

A união entre softwares de geoprocessamento e computadores de mão foi a estratégia adotada pela Prefeitura Municipal de Santo André para mapear os possíveis riscos de dengue no bairro de Capuava.
A iniciativa envolve uma parceria entre Secretaria de Saúde de Santo André e o Centro de Estudos de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina do ABC (CESCO). Desde 28 de julho, elas realizam um pré-teste do projeto-piloto de no bairro, segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura.
No processo, os agentes de vigilância ambiental em saúde registram as situações de risco de terrenos baldios e casas em que os técnicos da saúde não foram recebidos durante a campanha de conscientização de combate ao mosquito aedes aegypti.
Para isso, eles utilizam equipamentos de Personal Data Assistant (PDA), também conhecidos como computadores de mão, munidos do software de geoprocessamento para obter dados do local. Depois da análise dos dados, eles irão propor ações preventivas de risco em saúde.
A expectativa da secretaria é concluir os trabalhos na primeira semana de outubro, quando os resultados serão interpretados com enfoques econômico e sócio-ambiental e o grupo apresentará propostas de atuação na área estudada e nas demais regiões da cidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Taís,

Obrigada pela visita e por linkar o Oras Blog!, eu sou uma comunicadora apaixonada por TI tbm.
Um beijo grande e bom final de semana.