sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Ainda existem 1,2 milhão de crianças no mercado de trabalho

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) divulgada nesta semana pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) traz um dado triste: ainda existem mais de 1,2 milhão de crianças entre 5 e 13 anos no mercado de trabalho.
O número, que se refere ao ano de 2007, mostra uma tímida redução sobre o ano anterior. Em 2006, 4,5% das crianças dessa faixa etária eram exploradas em trabalhos de adultos, índice que caiu para 4% no ano passado.
Você pode se perguntar o que um Blog de responsabilidade social na área de Tecnologia da Informação (TI) tem a ver com a exploração da mão-de-obra infantil.
O fato é que, por uma questão de responsabilidade, acho importante destacar eses números para que as empresas de informática, celular e produtos do gênero acompanhem toda a cadeia produtiva de seus bens para impedir radicalmente que qualquer das suas etapas envolva a mão-de-obra infantil.
A legislação brasileira proíbe qualquer tipo de trabalho a menores de 14 anos. Boa parte das crianças que hoje engordam essa triste estatística é da zona rural, distantes portanto da indústria, e muitas arriscando a saúde em canaviais e outras atividades perigosas. Mas nem todas estão na área agrícola. Fique atento e denuncie.

Um comentário:

Anônimo disse...

1,2 milhão de crianças que podiam estar nas escolas brasileiras estudando e ajudando a crescer o país.

1,2 milhão de crianças que deveriam estar em um parque de diversão aproveitando a vida antes dela ficar séria.

1,2 milhão de crianças esquecidas pelo governo.

É um número muito grande para um país que almeja crescer.

Um beijo.