quinta-feira, 13 de março de 2008

Tecnologias sustentáveis terão espaço em conferência do Ethos

Em uma iniciativa considerada inédita, o Instituto Ethos vai abrir espaço, em sua conferência internacional deste ano, que acontece no final de maio, às tecnologias ditas sustentáveis. Segundo informações do próprio site do instituto, a idéia é divulgar que é possível desenvolver tecnologias com características sustentáveis nesta que será a 10ª edição da conferência.
A entidade classifica por tecnologia sustentável todas as metodologias, técnicas, sistemas, equipamentos ou processos que sejam economicamente viáveis, reduzam os impactos negativos e provoquem impactos positivos no meio ambiente, na qualidade de vida das pessoas e na sustentabilidade da sociedade.
Segundo Paulo Itacarambi, vice-presidente executivo do Ethos, em comunicado colocado no site, o objetivo é “estimular as empresas a usar as tecnologias existentes e a investir na pesquisa e no desenvolvimento das novas, criando dessa forma um mercado para as tecnologias sustentáveis”.
De acordo com o Ethos, os projetos escolhidos deverão estar relacionados às "variáveis críticas" determinadas pelos organizadores dentro de quatro grandes áreas: gestão sustentável dos agronegócios, das cidades, da construção civil e o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Entre as tais variáveis críticas estão, por exemplo, energia, resíduos, emissão de gases de efeito estufa, água, combate à corrupção e trabalho decente.
Não basta expor a idéia, como explica o Ethos. As tecnologias expostas deverão apresentar as condições em que podem ser utilizadas, quais suas vantagens e desvantagens econômicas, sociais e ambientais e de que maneira elas devem ser empregadas para um resultado sustentável. E mostrar também, se for o caso, as mudanças culturais que decorrerão do uso dessas tecnologias. Por isso, se você tem idéias inovadoras em termos de tecnologia sustentável, avalie se não vale a pena expô-las. O evento acontece de 27 a 30 de maio, em São Paulo (SP) e o site da mostra tem mais informações.

2 comentários:

Unknown disse...

parabéns pelo novo blog. O tema envolve uma missão social muito importante. é legal linkar na sua listinha quem também está falando sobre isso na web porque permite conversar com eles via blogs, ou sites! acho que quanto amis puder esclarecer o que é sustentabilidade em termos práticos como a luz que o wal-mart usa gasta menos, ou a cadeia do varejo tá patrocinando o fluxo de caixa do agricultor pequeno sem condições - isso é bom, existe e merece ser divulgado - eu não tenho a mínima quanto um servidor é ruim para ambiente ou switch... também tô com blog novo: midiasocial.wordpress.com dá uma olhada1 bjkas e muito sucesso, mulher! vc merece!

Lucia Freitas disse...

Parabéns pelo blog, Taís. Conta comigo para o que precisar.
bj