quinta-feira, 20 de março de 2008

Celular voltado ao deficiente visual


Não se trata de mais um modelo de celular no mercado, nem é a intenção aqui discutir produtos. Mas queria registrar uma iniciativa da Vivo de incluir o sofware Talks da empresa americana Nuance no modelo E65 da Nokia.

Com ele, o deficiente visual pode acessar todos os recursos do aparelho, como identificador e registro de ligação, agenda, internet, gravador digital, tocador de MP3, transferência de arquivos, por meio de um conversor de voz.

Segundo a Vivo, o modelo está sendo vendido em toda a sua área de cobertura e o software foi instalado gratuitamente. A escolha do aparelho Nokia E65, disse a operadora, foi feita "pelo fato de ter sido eleito um dos mais compatíveis para a instalação do software por meio de testes, realizados em diversos celulares".
A Vivo ainda ressalta que colocou o aparelho à venda em lojas do varejo de fácil acesso por meio de transporte público. A lista de lojas pode ser consultada no site da operadora.
O programa de soluções inclusivas da Vivo ainda inclui ações como resumo da prestação de serviços em Braille nas faturas mensais dos deficientes visuais do plano pós-pago; conferência gratuita do saldo e validade de créditos pré-pagos pelo telefone *5005 e demonstrativo em Braille para clientes do plano pré-pago.
O que você achou da iniciativa? Comente.

Nenhum comentário: