domingo, 18 de maio de 2008

Um alento para que deficientes visuais tenham acesso a publicações

Diante dos mais de 160 milhões de deficientes visuais em todo o mundo, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da União Mundial de Cegos (World Blind Union), a Microsoft e o consórcio DAISY (Digital Accessible Information System) desenvolveram um software complementar e gratuito capaz de fazer com que qualquer pessoa crie mais facilmente documentos e outros conteúdos voltados aos portadores de deficiência visual ou usuários com dificuldades de acessar publicações impressas.

O sistema está disponível para download aos usuários do Microsoft Office Word no seguinte endereço eletrônico: http://www.openxmlcommunity.org/daisy. Os usuários da versão Office 2007 terão à disposição a nova funcionalidade. Já aqueles que possuem as versões anteriores da ferramenta Microsoft poderão utilizar tradutor gratuito também desenvolvido especialmente para isso.

Segundo a Microsoft, a nova funcionalidade permitirá gravar arquivos de texto baseados em Office Open XML no formato base do padrão DAISY, aceito em todo o mundo. A iniciativa teve origem no desenvolvimento conjunto da Microsoft com o consórcio DAISY, projeto criado para permitir que esses usuários interajam de forma mais eficiente com tecnologias alternativas em seu dia-a-dia.

Desenvolvedores também podem utilizar o código fonte e outros recursos em seus próprios aplicativos. Para acessá-lo, basta ir ao site do SourceForge, em http://sourceforge.net/projects/openxml-daisy. O padrão Open XML, desenvolvido pela Microsoft, roda em várias plataformas, como Linux, Windows e sistemas operacionais Mac e Palm.

Também está disponível a nova versão do DAISY Pipeline, um outro download gratuito que permitirá ao usuário converter facilmente arquivos em DAISY XML para o formato DAISY Digital Talking Book (DTB ou Livro Digital Falado). Essas tecnologias representam uma solução multifuncional para a conversão de documentos de texto em formatos acessíveis aos usuários portadores de deficiência visual. Mais informações estão disponíveis em http://www.daisy.org/projects/pipeline/.

"Por meio dessa iniciativa pretendemos tornar mais freqüente no cotidiano do portador de deficiência visual atividades simples porém essenciais na vida como ler um livro ou uma reportagem", afirmou Roberto Prado, gerente de estratégias da Microsoft Brasil, em comunicado distribuído à imprensa.

Não é uma idéia boa? Tomara que seja a primeira de muitas voltadas a facilitar o acesso dos deficientes aos documentos digitalizados.

Nenhum comentário: