quarta-feira, 28 de maio de 2008

Escola pública com recursos de tecnologia

Uma unidade de ensino médio com altos recursos tecnológicos, aliada a um centro de pesquisa e inovações e um espaço para exposições e seminários. Mas tudo a partir de uma escola pública, gratuita.
Esa é a idéia do Nave - Núcleo Avançado em Educação, que o Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da operadora de telefonia, e o governo do Estado do Rio de Janeiro inauguraram ontem (27/05) em uma antiga central telefônica da Oi, no bairro da Tijuca, na capital fluminense.
Com a oportunidade criada pela chegada da TV digital, em dezembro do ano passado, a escola, com capacidade para atender 600 jovens, quer preparar os estudantes para exercer profissões contemporâneas como roteiristas, programadores, designers e gestores de TV digital, internet, celular e jogos eletrônicos.
Em um comunicado à imprensa, a Oi explica que, além da formação no ensino médio, os alunos terão acesso às disciplinas necessárias para a introdução da cultura digital como programação de jogos, criação de conteúdo para TV digital, desenvolvimento de roteiros interativos, criação e manipulação de som e imagem.
"Se hoje o jovem passa horas do seu dia na Internet ou jogando games, por que não usar essas ferramentas dentro do currículo tradicional da escola? Essa é a proposta do Nave, que vai usar a tecnologia como uma ferramenta educacional", destaca a secretária de Estado de Educação do Rio, Tereza Porto, no comunicado da Oi.
O governo acredita que o estado do Rio de Janeiro, com a chegada da TV digital, tem condições de aproveitar as oportunidades geradas por toda a cadeia produtiva relacionada às novas mídias: da programação de sistemas à criação de roteiro de programas e games.
O projeto Nave será formado pelo Colégio Estadual José Leite Lopes, pela Fábrica de Cultura Digital – um centro de pesquisa e inovações – e pela Usina de Expressão, espaço voltado para exposições e seminários.
Um modelo similar foi implantado em 2006 pelo Oi Futuro no Centro de Ensino Experimental Cícero Dias, em Recife (PE), escola pública de tempo integral que desenvolve uma fábrica de jogos onde os alunos aprendem na escola a produzir jogos eletrônicos.
Ainda no ano letivo de 2008, serão admitidos 176 alunos no Colégio José Leite Lopes. Segundo a Oi, a proposta pedagógica será baseada na educação interdimensional, que desenvolve não apenas o raciocínio e a inteligência, mas também a parte afetiva do aluno. A prática acadêmica da nova escola unirá as matérias do ensino médio ao centro de pesquisa e inovação.
Que a iniciativa sirva de exemplo a muitas outras!

Nenhum comentário: