quinta-feira, 8 de maio de 2008

Plásticos `verdes` vêm aí…


A Braskem pode se tornar a primeira empresa em todo o mundo a produzir resinas plásticas a partir de fontes renováveis, o que pode ser bom para a empresa ao reduzir sua dependência em relação ao petróleo, mas podem ser ainda muito melhor para todos nós, do ponto de vista ambiental.
A companhia está fazendo testes com clientes a partir da produção de polietileno feito a partir do etanol, matéria-prima que o Brasil tem de sobra, felizmente, graças à cana-de-açúcar. A resina é usada em sacolas plásticas, como as usadas em supermercados, embalagens de leite e água, garras térmicas e frascos para detergente, shampoos, etc.
Diante do avanço nas cotações internacionais do petróleo, que em um ano dobraram de US$ 58 para US$ 122, e do fato de que o petróleo é indiscutivelmente uma fonte que pode se esgotar, a Braskem puxou a fila para buscar opções.
Mas a possibilidade de que tenhamos produtos plásticos que se degradem com mais facilidade quando depositados no ambiente é um alento para toda a humanidade.
A empresa brasileira está entusiasmada com a aceitação, já que, de acordo com o presidente, a demanda percebida até agora mostra um mercado três vezes superior à capacidade da primeira unidade projetada pela Braskem, que é de 200 mil toneladas anuais.
A fábrica da companhia deve sair até 2010. Que ela seja apenas a primeira de muitas companhias que pensem em alternativas para a produção de plásticos “ecologicamente corretos”.
(A imagem é do site do Wikipedia, onde é possível encontrar mais informações sobre polietileno).

Nenhum comentário: